Disciplina Auxiliar 2, 1º Ano - 2º Semestre

Atualizada para 2022/2023: Estas unidades curriculares são sugeridas como possíveis opções mas não formam uma lista fechada, sendo viável outras da ULisboa, por sugestão dos alunos, desde que relevantes para os objetivos definidos para o curso e validadas pela Comissão Científica. Estas unidades curriculares não são oferecidas em exclusivo aos alunos do programa em Ciência Cognitiva e podem ter lotação limitada. Para obter informação sobre disponibilidade de turmas/horários, queira consultar as páginas web das disciplinas ou obter informação actualizada junto do departamento respetivo.
N.B.: No plano de estudos, a disciplina auxilar 1 é de 6 ECTS.

Faculdade de Ciências

Pretende-se que, no fim do curso, o aluno tenha adquirido conhecimentos sobre os modelos mais utilizados em probabilidade e sobre os métodos de estatística descritiva para organizar e resumir a informação fornecida por uma amostra de dados estatísticos, e saiba, além disso, utilizar as técnicas de inferência estatística fundamentais, nomeadamente os intervalos de confiança e os testes de hipóteses para o valor médio e para uma proporção, e testes para a diferença de valores médios e diferença de proporções.

Coordenador: Fernando Sequeira (fjsequeira@ciencias.ulisboa.pt)

Faculdade de Ciências

A disciplina pretende desenvolver nos estudantes a capacidade de ‘pensar’ em termos evolutivos, perceber a importância da evolução para a sociedade e pensamento científico, como se formulam e testam hipóteses evolutivas, se compreende a diversidade da vida à luz da análise de processos e padrões evolutivos. Com vista a atingir estes objetivos será apresentada uma perspectiva integrada dos mecanismos geradores de variabilidade, dos processos e respostas adaptativas dos organismos, à luz das teorias evolutivas e estudos actuais, assim como métodos diversos de reconstrução da história evolutiva (filogenia) e relevância aplicada de conceitos evolutivos. Sendo um curso básico, os alunos desenvolvem competências genéricas nas várias temáticas e conceitos fundamentais, os quais são demonstrados e debatidos na componente teórico-prática através de trabalhos de grupo, debates e exercícios de simulação.

Coordenador: Margarida Pacheco de Matos (immmatos@ciencias.ulisboa.pt)

Faculdade de Psicologia

Representação e memória; memória episódica e de reconhecimento; memória semântica e estruturas de conhecimento; memória autobiográfica; memória de trabalho; processos implícitos; ilusões de memória; memória colaborativa.

Coordenador: Mário Ferreira (mferreira@psicologia.ulisboa.pt)

Faculdade de Psicologia

A Cognição Situada questiona as conceções individualistas da Cognição Social, defendendo o carácter situado da cognição e, consequentemente, da ação. Ao retomar e reformular algumas ideias passadas da Psicologia Social, a cognição situada promove a redefinição e reenquadramento da investigação e análise da cognição e da ação humana. Desta nova conceção emergem os seguintes pressupostos: 1) a cognição é funcional; 2) a cognição é permeável a diferentes situações e contextos; 3) a cognição distribui-se por objetos e pessoas; 4) a cognição baseia-se nos sistemas sensoriais e motores (embodied cognition).

A Cognição Situada questiona as conceções individualistas da Cogniçã o Social, defendendo o carácter situado da cognição e, consequentemente, da ação. Ao retomar e reformular algumas ideias passadas da Psicologia Social, a cognição situada promove a redefinição e reenquadramento da investigação e análise da cognição e da ação humana. Desta nova conceção emergem os seguintes pressupostos: 1) a cognição é funcional; 2) a cognição é permeável a diferentes situações e contextos; 3) a cognição distribui-se por objetos e pessoas; 4) a cognição baseia-se nos sistemas sensoriais e motores (embodied cognition).

Nesta UC, serão discutidos cada um dos pressupostos acima referidos, a evidência empírica que os sustenta bem como os seus principiais modelos teóricos. Serão também abordadas e discutidas algumas das críticas comumente feitas à cognição situada, bem como os seus contributos para a compreensão dos processos psicológicos.

O objetivo principal desta UC é proporcionar aos estudantes a oportunidade de entrarem em contacto e/ou aprofundarem o seu conhecimento com a abordagem da Cognição Situada, e com algumas das principais temáticas em que esta se tem focado. Esta UC procura complementar o conhecimento adquirido no âmbito da UC de Cognição Social.

Coordenador: Tomás Palma (tapalma@psicologia.ulisboa.pt)

Faculdade de Psicologia

1. Conhecer e aplicar os métodos mais comuns de análise de dados paramétricos e não paramétricos. 2. Conhecer e aplicar os pressupostos para a análise de dados paramétricos. 3. Interpretar os resultados da análise de dados. 4. Utilizar o software estatístico SPSS.

Coordenador: Ana Luísa Raposo (alraposo@psicologia.ulisboa.pt)

Departamento de Linguística

Estudo de paradigmas experimentais na investigação do desenvolvimento da linguagem, nomeadamente em estudos de percepção e compreensão com bebés e crianças. Da pergunta de investigação, ao desenho experimental, sua aplicação e interpretação de resultados. Ilustração da aplicação das metodologias da Sucção Não Nutritiva, do Olhar Preferencial, do Movimento da Cabeça (HPP), da Habituação e Mudança, da Tarefa de Apontar, do Registo do Movimento dos Olhos e de Potenciais Evocados (ERP) e imagiologia cerebral. Como os bebés percepcionam os padrões sonoros das línguas (segmentos, acento, ritmo, melodia), reconhecem palavras, as categorias das palavras e os significados das palavras, e como começam a produzir fala. Humanos e não-humanos: as fundações biológicas da linguagem. Preditores e medidas de desenvolvimento da linguagem.

Coordenadora: Sónia Frota (sfrota@campus.ul.pt)

Departamento de Linguística

Esta UC tem como objetivo a discussão das principais hipóteses atuais sobre o fenómeno de aquisição das línguas, considerando diferentes situações de aquisição (L1 e L2, aquisição em situação de monolinguismo e de bilinguismo). Casos de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem serão também considerados. Refletir- se-á sobre relações entre desenvolvimento linguístico e consciência linguística nos primeiros anos de escolaridade. Pretende-se ainda desenvolver, a um nível descritivo, conhecimento acerca de alguns aspetos relevantes e caracterizadores da aquisição de uma língua (sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento fonológico, morfológico, sintático e lexical). O estudo do português será privilegiado, embora se explorem contrastes com outras línguas, sempre que relevante (considerando dados de corpora e resultados de trabalhos experimentais).

Coordenadora: Maria João Freitas (joaofreitas@letras.ulisboa.pt)

Departamento de Linguística

Esta unidade curricular aprofunda conhecimentos de Sintaxe, articulando-os com novos conhecimentos relativos à estrutura informacional e discursiva das frases. Os conteúdos exploram a identificação de diferentes padrões de ordem de constituintes frásicos em português e a sua caracterização em relação com propriedades lexicais, sintático-semânticas e discursivas.

Coordenadora: Ernestina Carrilho (ernestina.carrilho@campus.ul.pt)

Departamento de Linguística

Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo do significado nas línguas naturais, com ênfase no português. Além de aspetos introdutórios e gerais, serão analisados alguns dos principais sistemas de significação do português, como os associados à semântica nominal (referência nominal, determinação, quantificação, modificação), o sistema da negação ou o sistema do tempo (“Aktionsart”, flexão verbal, adjuntos temporais). Pretende-se que os alunos identifiquem os componentes essenciais do significado ao nível da frase, compreendam como funciona a composicionalidade, na combinação de constituintes frásicos, e desenvolvam a capacidade de analisar dados linguísticos e de descrever contrastes relevantes com uma metalinguagem adequada.

Coordenador: Rui Marques (rmarques@letras.ulisboa.pt)

Departamento de Linguística

Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo dos princípios que presidem à construção das frases das línguas naturais, com particular ênfase no português. Pretende-se que os alunos identifiquem a forma como as palavras se combinam nas frases e nos constituintes das frases. Procura-se desenvolver a capacidade de analisar dados linguísticos, de descrever contrastes relevantes com uma metalinguagem adequada e de discutir hipóteses de tratamento desses dados.

Coordenador: Madalena Colaço (mmcolaco@letras.ulisboa.pt)

Departamento de Filosofia

A metafísica da ciência aborda uma vasta gama de tópicos, incluindo: (1) problemas metafísicos que surgem em todas as ciências, tais como a natureza das leis da natureza, a causalidade e as propriedades; (2) a metafísica aplicada às ciências especificas tais como a física, a química e a psicologia; (3) o problema da relação entre ciências em níveis de realidade diferentes (a emergência e a redução). Vamos abordar uma seleção destes tópicos, com foco na metafísica das leis e as propriedades científicas, a natureza da causalidade e o espaço-tempo e o debate entre a redução e a emergência aplicado à relação entre a psicologia e as ciências mais fundamentais tais como a física e a neurociência.

Coordenador: David Yates (david.yates@campus.ul.pt)

Departamento de Filosofia

Os estudantes devem ser capazes de adquirir competências na área da Filosofia da Linguagem, disciplina que teve origem enquanto tal no início do século XX. Estas competências envolvem a apreensão e a aplicação competente dos conceitos centrais e das problemáticas fundamentais da disciplina.

Coordenadora: Adriana Silva Graça (mariagraca@campus.ul.pt)

Departamento de Filosofia

Esta cadeira abrange uma gama de tópicos na lógica e na filosofia da lógica, incluindo: (1) uma introdução à lógica proposicional e lógica de predicados classica; (2) a lógical das condicionais; (3) lógicas modais e temporais; (4) tópicos na filosofia do tempo; (5) tópicos na filosofia da modalidade; e (6) paradoxos e lógicas não-classicais. A cadeira será ensinada em português.

Coordenador: Ricardo Santos (santos.ricardo@campus.ul.pt)

Departamento de Filosofia

Esta cadeira abrange uma gama de tópicos na filosofia da matemática, incluindo: (1) uma introdução às questões centrais da filosofia da matemática; (2) o logicismo de Frege e o paradoxo de Russell; (3) o formalismo, o finitismo e o programa de Hilbert; (4) o intuicionismo e a revisão da lógica clássica; e (5) o estruturalismo matemático. A cadeira será ensinada em três módulos, dois das quais em português e o outro em inglês.

Coordenador: Ricardo Santos (santos.ricardo@campus.ul.pt)

Neurofarmacologia

Faculdade de Medicina

Pretende-se que o aluno a partir da compreensão dos processos fundamentais da comunicação neuronal a nível celular e molecular, identifique os alvos e fármacos relevantes 1) para a correção de disfunções do funcionamento do sistema nervoso, 2) para o estudo da função e disfunção neuronal, e 3) para a uma melhor compreensão das bases neurobiológicas da cognição. Pretende-se pois, dotar os estudantes de conhecimentos sólidos sobre: 1) fundamentos da excitabilidade neuronal; 2) principais neurotransmissores e seus recetores; 3) mecanismos de ação dos fármacos que atuam sobre disfunções do sistema nervoso; 4) uso de fármacos como ferramentas para compreender o sistema nervoso; 5) perspectivas de desenvolvimento de novos fármacos para o estudo ou controlo de disfunções do sistema nervoso.

Para saber mais sobre esta unidade curricular, contactar o Instituto de Formação Avançada da FMUL (avancada@medicina.ulisboa.pt) ou a docente Professora Ana Sebastião (anaseb@medicina.ulisboa.pt)

 

Investigação e Ensaio Clínico em Neurociências

Faculdade de Medicina

Noções básicas de investigação clínica em neurociências; como desenvolver um estudo de base populacional; estudos de caso; estudos caso-controlo; estudos de coorte; como desenvolver, validar e aplicar questionários; testes de diagnóstico; desenvolvimento de medicamentos e desenvolvimento pré-clínico; desenvolvimento clínico de medicamentos; como desenhar um ensaio clínico; resultados clínicos e biomarcadores; segurança de medicamentos e dispositivos médicos; investigação terapêutica com intervenções terapêuticas não–farmacológicas; revisões sistemáticas, meta-análises e avaliação crítica de resultados de ensaios clínicos; introdução à farmacoeconomia.

Horário e outras informações: contactar o Instituto de Formação Avançada da FMUL (avancada@medicina.ulisboa.pt) ou o docente responsável, Professor Joaquim Ferreira (joaquimjferreira@gmail.com)

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